NÃO SEI O QUE CURSAR, E AGORA?


Olá meus amores, tudo bem? O post de hoje é um tema que resolvi trazer por ouvir bastante gente me dizer que ainda não sabe o que vai cursar depois do ensino médio e isso os deixam muito apreensivos. Ter que lidar com aquela pressão dos pais ou dos amigos em perguntar a todo instante o que vão fazer enquanto a data do vestibular está se aproximando. Se alguém aí também estiver nessa dúvida espero ajudar nesse post e em outros que farei.

Se está indeciso quanto ao que fazer ou realmente não faz ideia, sugiro que tente coisas diferentes por mais que não se agrade tanto. Às vezes a gente tem um conhecimento errado ou insuficiente das coisas e acabamos perdendo muitas oportunidades fantásticas, digo isso por experiência própria. Se você acha uma atividade interessante se arrisque em fazer, como tocar algum instrumento, praticar algum esporte, frequentar clubes de danças. Tente de tudo! Você pode acabar descobrindo o que realmente faz seu coração pulsar mais forte. Acredito que temos que fazer aquilo que desperta uma emoção diferente na gente, o que faz os olhos brilharem, o que nos faz dar aquele sorriso de orelha a orelha, o que faz a gente ficar nervoso e agitado toda vez que fala. 

Observação! Acho essa palavra sensacional. Ela tem um poder tão grande que só quem pratica vai entender. E se você ainda não tem tanta intimidade com ela, comece a praticar. Observar é fundamental quando a gente ainda tá indeciso. Muitos acham que falar falar e falar basta, mas não é. Falar tem sim sua importância, mas as coisas mais incríveis conseguimos quando estamos observando.

A pesquisa também é fundamental, tanto na internet quanto procurar conversar com as pessoas de diversas áreas, será mais fácil identificar se é aquilo que gosta ou não. Se for possível também estar presente no ambiente de trabalho daquela pessoa melhor ainda.

Já ouvi muitos casos assim que deram certo, de se matricular em várias atividades ou até mesmo assistir vídeos falando sobre o assunto. Sempre vale à pena tentar, não será tempo perdido. Mesmo que ao finalizar a atividade descubra que não é aquilo que quer fazer, irá tirar algum aprendizado dali, pode ter certeza.

Então é isso gente, compartilhem comigo as experiências de vocês e se tiverem alguma dúvida também. Pretendo trazer uma série de profissões, falando algumas curiosidades básicas sobre cada uma delas para ajudar um pouco mais, o que vocês acham? Quem tiver cursando alguma faculdade deixa aqui nos comentários ou entra em contato por e-mail pra me contar o que está achando e se quer compartilhar aqui também. 

53 comentários

  1. Oi, Monyque!
    Eu tive uma pequena crise com o que cursar, mas referente à àrea que eu queria... acabei de me formar em Ciência da Computação.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma área muito importante, desejo sucesso pra ti :D
      Beijos

      Excluir
  2. Em Portugal comecei a estudar para ser médico. Cheguei ao 8.º ano, ( antiga 4.ª classe) desisti, lool
    .
    * Sou como um ramo de árvore ... partido. *
    .
    Tema escrito em sextilhas.
    Deixo cumprimentos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muita coragem de desistir no 8º ano rsrs mas se não era aquilo que queria fez bem em ter essa coragem :D

      Excluir
  3. Olá Monyque, no início de 2017 eu estava com essa dúvida, tive vontade de cursar vários cursos e dias depois já desistia, mas agora cheguei a conclusão que quero psicologia!
    Beijos <3
    https://estanteclassica.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria fazer psicologia, é uma profissão muito linda, ainda pretendo fazer :D
      Beijos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Texto muito bom para quem está passando pelo período de se descobrir no mundo, o que quer fazer e tal! O importante é saber que não tem problema escolher algo e se arrepender logo de cara, demora um tempo pra se encontrar mesmo. Eu, por sorte, comecei Serviço Social em 2016 e não me arrependo.

    Beijinhos!

    Com carinho, Gaby.

    Reino dos Unicórnios ❤ || Faça-nos uma visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Gaby, seu curso é muito bom. Fico feliz que está gostando :D
      Beijos

      Excluir
  5. A vida profissional é de suma importância para alguém. Acredito que devemos fazer e escolher a profissão que queremos. Isso de agradar aos outros, do que a si mesmo nunca dá certo.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  6. Escolher qual curso cursar é uma tarefa bem difícil para quem tá indeciso. Estava fazendo pedagogia e a princípio odiava, mas até que depois de uns dois, três meses comecei a gostar. Era uma coisa que nunca passou pela minha cabeça fazer. Mas agora que cancelaram minha matrícula, vou ter que tentar outra faculdade. Parece até que eu estava adivinhando que cancelariam minha matrícula, não ia fazer ENEM ano passado, mas resolvi fazer. Ainda bem que fiz pois posso tentar de novo.
    Pesquisar é muito importante para ter uma ideia de como é cursar tal curso. Gostei das dicas que deu!

    Beijos

    Boas de Papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma tarefa bem difícil mesmo, uma decisão que precisa ser bem analisada. Desejo que você consiga cursar em breve e goste bastante :D
      Beijos

      Excluir
  7. Amazing post!!!

    Would you like if we were to follow each other ? I would be happy . this is my link http://www.ludatischenko.com

    ResponderExcluir
  8. É uma decisão bem dificil. Eu costumo aconselhar a pessoa se observar mais, a analisar o que gosta e o que não gosta, pesquisar bastante sobre os cursos e as universidades. E não ter medo de testar, porque é aí que a gente vê se dá certo ou não pra a gente.

    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Marília, é importante tentar pra poder descobrir o que realmente deseja :D
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Monyque, apesar de ser relativamente nova já estou tentando decidir que profissão seguir, tenho algumas em mente e com base nisso vou pesquisando pessoas que cursam essas carreiras, por isso acho a sua ideia de fazer posts falando algumas curiosidades de profissões uma ideia incrível e tenho certeza de que ajudará muitas pessoas que, assim como eu, ainda estão indecisas. Beijos!

    https://escrevendoerabiscando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Rebeca, é isso mesmo que tem que fazer. Pesquise bastante e quando sentir que uma delas tocou fundo siga em frente :D
      Beijos

      Excluir
  10. Maravilhoso texto! Você me ajudou bastante. Eu sempre tive o sonho de ser veterinária, mas acabei deixando para lá, pois não me considero forte o suficiente para ser responsável pela vida de outros seres. Acabei fazendo Recursos Humanos (por falta de opção mesmo, não tinha ideia do que fazer), fiz esse curso por 2 anos e já me formei. Agora me encontro novamente nesse dilema, O que cursar? Não tenho a menor ideia, se eu pudesse faria milhares de coisas ao mesmo tempo, mas não dá hehehe.
    Estou testando algumas coisas que gosto de fazer, ilustrações, aquarela, escrever em um blog, mas também gosto de biologia, animais, plantas e tudo que tem relação com eles, ou seja, tá difícil hehehehe.
    Mas acho que encontrar uma votação leva tempo, então o jeito é mergulhar em tudo.
    Parabéns pela postagem =D
    PS: Desculpe pelo comentário enorme, acabei me empolgando hehehehe
    Beijinhos

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, você é forte o suficiente pra faze aquilo que deseja. É só acreditar e correr atrás. Quantas coisas legais que você gosta de fazer, em breve descobrirá o que mais te deixa animada e não tenha medo de seguir seu coração :D Boa sorte sempre!
      Beijos

      Excluir
  11. Nem sempre é fácil escolher uma profissão para vida toda.
    Tem que pensar muito!
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Facebook

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post Monyque. Quando conclui o ensino médio, fiquei em dúvida em relação a milhares de faculdades e acabei optando por fazer um curso técnico de informática. Hoje, com mais de trinta anos nas costas, estou no último semestre da faculdade de Segurança do Trabalho e não me arrependo da minha escolha. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimas áreas, fico feliz que esteja realizada com o que escolheu :D Obrigada por compartilhar!
      Beijos

      Excluir
  13. Respostas
    1. Oi Felipe, tudo bem sim e contigo? Obrigada :D

      Excluir
  14. Graças ao Papai do Céu eu sempre soube o que queria.
    Fiz veterinária e não me arrependo, mas conheço muita gente que começou uma, duas e até três cursos para ai sim se achar
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Taty que bom que gostou do que fez :D
      Beijos

      Excluir
  15. Eu ainda não sei o que quero fazer exatamente, acredita? Curiosa com os próximos posts!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você consiga se encontrar ao decorrer dos posts :D
      Beijos

      Excluir
  16. Olá Monyque, eu sempre gostei muito do universo das artes, no ensino médio eu já sabia que queria ficar nessa área, mas ainda não tinha certeza de qual curso fazer que envolvesse esse gosto. Então antes de ingressar na faculdade eu fiz curso de N coisas e fora do universo das artes também. Foi o curso técnico em design gráfico que me ajudou a decidir o curso superior. Então recomendo muito pra quem está na dúvida do que cursar na faculdade, a fazer cursos rápidos ou técnicos, abre bastante a mente :D

    bjus

    Ari ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha compartilhado sua experiência aqui Ariadne, eu acho muito linda essa área, só não tenho talento kkk que bom que está gostando e conseguiu se descobrir através de outras coisas, uma soma de conhecimentos :D
      Beijos

      Excluir
  17. Que texto mara nega... amei! Como meta em 2018 coloquei várias coisas novas para aprender e ver o que realmente eu gosto
    Beijos

    www.estiilocarol.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Carol, fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  18. Olá!

    Adorei sua matéria, que é de grande importância. Eu tenho 24 anos e sou fonoaudióloga, mas infelizmente essa escolha não foi feita por critérios aconselháveis e hoje me encontro um pouco infeliz com a minha profissão. Mas também, ano passado, tomei coragem de ir em busca daquilo que meu coração pedia: LETRAS - PORTUGUÊS. É muito importante mesmo essa fase de pesquisa sobre a profissão e até aconselho o exercício de se imaginar fazendo isso pela vida toda.
    Parabéns pela matéria.

    Ingrid Cristina
    Blog Catarse Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrid, obrigada pelo carinho. Fico feliz de saber sua experiência, ambas profissões são fantásticas que exigem muita dedicação, parabéns pelas escolhas :D

      Excluir
  19. Eu escolhi baseado no que sempre amei: escrever. Foi a melhor coisa que fiz! É sempre bom pensar no que você deseja fazer pro resto da vida.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  20. Quando terminei o ensino médio, queria ser arquiteta, depois dentista, depois queria fazer educação física e no fim cursei Administração, pois coloquei na cabeça que quero ter meu próprio negócio. Agora só falta colocar a vontade para fora do papel :)

    bjs

    http://www.tpmbasica.com.br/2018/01/resenha-agua-micelar-da-koloss.html
    youtube.com/tpmbasica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as áreas lindas e optou por uma que faz sentido com o seu desejo de ser dona do próprio negócio. Parabéns pela iniciativa, agora tire as ideias do papel e terás muito sucesso, é só planejar direitinho e as ferramentas pra isso você já tem :D
      Beijos

      Excluir
  21. Essa é uma dúvida mt comum, né? Vejo mt gente passando por isso, eu não passei pq sempre soube o que queria, mas acho que a melhor saída pra quem não se decidiu é se imaginar no futuro e fazer testes vocacionais. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito comum mesmo e normal, é só não se desesperar e procurar com calma. Que bom que sempre soube, assim é bem melhor né? rsrs Obrigada por compartilhar aqui!
      Beijos

      Excluir
  22. Fiz com muita dificuldade o 9º ano de adulto. Porque não havia possibilidades para mais :)

    Hoje:- Saudade, com cor e presença.
    .
    Bjos
    Dias felizes

    ResponderExcluir
  23. Lembro que quando estava no ensino médio meu sonho era fazer Relações Internacionais, pra seguir a carreira diplomática. Mas na época era algo um tanto complicado e o curso era muito caro, então pensei em uma segunda opção que também me agradasse. Sempre gostei muito de inglês, então no fim acabei fazendo letras. Essa dúvida é bem normal, mas se começarmos a pensar com carinho sobre as coisas que gostamos no fim fica até fácil decidir.
    bjus,
    Amanda Almeida
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, se pensar direitinho consegue mesmo. Profissões bem legais viu. Tô querendo muito aprender inglês :D
      Beijos

      Excluir
  24. Felizmente sempre soube o que queria. Ainda cheguei a hesitar porque pensei que não ia conseguir, mas tudo deu certo :)

    Beijinhos,
    Daniela**

    Girls Just Wanna Have... 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha dado tudo certo :D
      Beijos

      Excluir
  25. Acho muito injusto a pessoa ter de escolher o que vai fazer, qual carreira seguir aos 17. O que a gente sabe nessa idade? Em só consegui fazer faculdade aos 19, até então não sabia o que queria fazer, estava confusa e conheço gente que até hoje está nessa...
    Enfim, adorei o post, é muito bom discutir esse tipo de assunto e ajudar a galera que tá começando agora =)
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Andrea, é uma responsabilidade imensa, mas a gente tenta fazer de tudo pra fazer a melhor escolha possível :D
      Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos

      Excluir
  26. Eu até o terceiro ano do ensino médio tinha a ideia fixa de fazer biologia marinha, sério uma loucura.
    Ai depois de uma conversa com meu professor de matemática percebi que eu odiava biologia e mudei pra engenharia.
    LOUCURA!
    Mas pra quem tá em dúvida esses testes vocacionais são ótimos.
    Parabéns pelo texto e pelo blog.
    Beijão!

    ResponderExcluir