RESENHA: LIVRO "A SANGUE FRIO", TRUMAN CAPOTE



Este livro conta a história dos quatro membros da família Clutter que foram brutalmente assassinados, e dos dois criminosos Dick e Perry, executados cinco anos depois. O crime ocorreu em 1959, na cidade de Holocomb, no Kansas, Estados Unidos. Trata-se de um livro de não-ficção, com uma narrativa mais envolvente e rica em detalhes (muito rica em detalhes). Uma história contada sob a percepção de cada personagem da família e dos criminosos mesmo antes de planejarem o crime. Foi um best-seller. O autor inovou bastante o gênero, migrando da reportagem para o "romance" de não-ficção como costumava chamar, sendo o primeiro jornalista a trazer o conceito de livro-reportagem.

Essa obra deu início ao Novo Jornalismo, pois Capote se recusou a escrever da forma tradicional, onde os fatos mais importantes vem primeiro. Preferiu uma narrativa mais elaborada, começando pelo começo e encaixando os pontos à medida que fossem acontecendo, naturalmente. Ele passou mais de um ano na região, entrevistando os moradores e investigando as circunstâncias do crime. Capote reproduziu um clássico do jornalismo literário. Nada escapou de seu olhar, onde ele descreveu tudo detalhadamente, do mesmo modo que as pessoas falavam, das palavras até às expressões e o que elas representavam. Publicado em 1965 na revista The New Yourker, em quatro partes, e em livro no ano seguinte, o texto levou fama e prestígio do autor.

Herbert William Clutter, 48 anos. Era proprietário da fazenda Tiver Valley. Morava com sua esposa Bonnie e seus dois filhos, Nancy e Kenyon. Suas outras filhas Beverly e Eveanna já tinham saído de casa. O sr. Clutter era um homem bom e honesto. Era metodista, muito generoso e dava oportunidade para quem podia, sempre pensava no melhor para os outros.

Nancy tinha dezesseis anos, andava sempre com pressa, mas sempre tinha tempo. Suas horas eram muito bem divididas, a maioria era em benefício de alguém e as restantes dedicava para coisas que gostava, como dançar e cozinhar. Ela namorava com Bobby, gostava muito dele, mas seu pai havia pedido para ela se afastar do rapaz. Bobby era um bom moço, mas era católico e os Clutter metodista, o que não daria certo continuar com a relação, ao ver de Herb.

Kenyon era forte e resistente, tinha um defeito que era a falta de coordenação motora, isso o impedia de participar dos esportes. Eveanna era a mais velha, estava casada e tinha um filho de dez meses, vivia ao norte de Illinois. Beverly era a segunda filha, morava em Kansas City e estudava enfermagem, estava noiva de um jovem estudante de biologia.

A família era conhecida e querida por todos, eram muito admirados e respeitados. A Sra. Clutter tinha problemas nervosos, sofria crises ao relembrar o que poderia ter feito antes de se casar e durante os partos teve depressão, e prosseguia uma mulher sofrida, porém, adorável.

Na madrugada do dia 15 de novembro, o inesperado aconteceu. Os quatro integrantes da família estavam em casa e foram encontrados mortos, todos com um tiro a queima roupa na cabeça. Só o pai que teve requintes de crueldade com um corte em seu pescoço e uma corda pendurada no teto, a qual pode ter sido usada para a tortura daquele homem bom.

O crime chocou a todos da região, todos buscavam entender o motivo daquele desastre mas não obtinham respostas. Os criminosos planejaram cada detalhe, entraram na casa em busca de um cofre. Amarraram todos enquanto procuravam, acharam apenas alguns dólares, para não haver testemunhas e a possibilidade de serem descobertos, mataram os quatro de maneira absurda e indignante, como ninguém nunca tinha visto ou ouvido falar antes.

Após o crime, a narrativa tem foco nas investigações a cerca do acontecimento, a busca por respostas de quem teria feito aquilo e por qual motivo. Tem um enredo fantástico, é diferente de todos os outros, tem um jeito próprio de encantar. Não consegui largar o livro, tem 440 páginas e li em três dias.  Gente é espetacular! Gosto de livros com detalhes, mas esse foi o primeiro detalhadíssimo que li e fiquei extasiada. No início me perguntei pra quê tanto detalhe, mas no decorrer da leitura quando tudo se encaixava ficava de boca aberta. Bem impressionada e admirada com tanta observação.

Em 2006 foi lançado o filme Capote inspirado nesse livro, onde narra a trajetória do escritor durante a investigação do caso da família Clutter.

68 comentários

  1. Gosto bastante de livros desse tipo, que contam histórias reais. ótima indicação. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Monyque, fiquei louca pra ler esse livro agora. Deve ser super interessante, principalmente pra quem gosta de uma leitura de investigação. Por ser não-ficção o livro me chamou mais atenção ainda. Vou pesquisar agorinha pra ver se consigo colocar na minha listinha de final de ano xD

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito à pena ler Ray, já que gosta do gênero esse é ideal pra você :D
      Beijos

      Excluir
  3. HUmmmm..um enredo que atrai a atenção. Gostei, Monyque ^^

    :**
    In.Material

    ResponderExcluir
  4. Nice post!!

    I follow you.Mind following back?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Great post darling, so nice and interesting.
    Like it so much. Have a nice day!

    Follow you! Visit my blog and follow if you want!
    Visit me, Maleficent

    ResponderExcluir
  6. Que livro TOP!
    Já quero ler ♥
    beijos
    http://www.decortidy.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro já faz um tempo! Vou acelerar! rsrs
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corre que a história é pra lá de emocionante :D
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Monyque, tudo bem? Nossa é um crime chocante o enredo parece forte e muito bom. Ainda não vi adaptação, mas fiquei curiosa com o livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oi Monyque, você escreve muito bem, ótima resenha!
    Eu achei interessante a história, mas fiquei em dúvida se eu gostaria, você disse que a forma dele narrar começa com os fatos aparecendo devagar na história, será que não ficou lento? Bom, acho que não né? Já que foi um best-seller.

    Abraço!

    http://cotidiano-alternativo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Fernanda obrigada, fico muito feliz em saber que gostou :D
      Eu achei que seria uma leitura lenta, mas lá na frente dá pra entender que foi necessário toda explicação, não atrapalhou na leitura. Espero que leia e goste bastante.
      Beijos

      Excluir
  10. Parece um livro muito interessante. Eu gosto quando tem muitos detalhes.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei a dica, ainda não conhecia o livro mas fiquei curiosa com o enredo.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Monyque!
    Já ouvi falar do Capote mas nunca li um livro dele, nem vi o filme que você comentou. Fiquei muito interessada no livro!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Faz tanto tempo que não leio livros de crimes, adorei sua resenha e fiquei super interessada em ler, vou procurar para comprar!! =D

    Blog Bem Vestida

    ResponderExcluir
  14. Ola, gostei da forma como você escreve, conheço o filme Capote mas não sabia que havia sido inspirado nessa leitura.
    Gostaria que conhecesse meu espaço, ele é novo ainda e caso sinta afinidade retorne depois <3
    Gostei da proposta do seu blog e espero ter tempinho para ler os livros que suas resenhas me tragam curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, obrigada pela visita, irei retribuir :D
      Beijos

      Excluir
  15. Um show de resenha, dica tomada nota para levar nas férias!
    Um beijo, querida, amiga.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha!! Despertou-me a curiosidade! hahhaa
    Beijão
    Through My Eyes

    ResponderExcluir
  17. Fiquei curiosa pra ler.
    Bjo!
    http://www.cristadelicada.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Agora fiquei curiosa rs.

    Beijo

    http://viciadaporvidrinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Monyque
    uaaaaaau que resenha espetacular!
    Eu que sou fã de investigações e gosto de narrativas do tipo reportagem onde as peças são bem encaixadas como num quebra cabeças e onde nenhuma outra peça se encaixaria tão bem ali, alinhavando a leitura e não deixando pontas soltas, fiquei super ansiosa para ler!
    E tb vou procurar pela adaptação.
    Já vai para a lista dos desejados.
    Obrigada por compartilhar
    Ótimo feriado pra ti
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Luli, é uma leitura válida. Leia mesmo, vai gostar bastante :D
      Beijos

      Excluir
  20. Parece ser super interessante! Nunca li nada dentro deste género, mas este deixou-me muito curiosa. Já o adicionei à lista de livros para ler. :D
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim muito interessante, vale à pena ler :D
      Beijos

      Excluir
  21. Parece ser ótimo, adorei a resenha <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  22. Respostas
    1. Que maravilha, espero que leia, é uma excelente história :D
      Beijos

      Excluir
  23. Oi Monyque :) depois dessa resenha posso dizer: Uau que livro! Apesar de não gostar muito do gênero jornalístico confesso que fiquei muito interessada, já vai para a lista de desejados. rsrs

    https://raposinha-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Michele, não vai se arrepender :D
      Beijos

      Excluir
  24. Olá! Tudo bem com vc?
    Acredita que nunca li um livro do gênero jornalistico? Talvez esse vá ser o primeiro.
    Passando pra agradecer a visita lá no blog.
    Volte sempre!

    Bjo,
    miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço flor, fico feliz que tenha despertado interesse :D
      Beijos

      Excluir
  25. Oi Monyque.
    Conheço muito pouco do assunto, ou para falar a verdade nada, apesar de achar a profissão jornalista sensacional, com certeza é um livro de grandes ensinamentos.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, contém muitos ensinamentos :D
      Beijos

      Excluir
  26. Oi, Monyque!
    Não sou muito de livros no estilo, mas esse me chamou muito atenção. A história é muito cruel e é difícil acreditar que realmente aconteceu.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Luiza, fiquei bem chocada com o acontecimento, mas é bem interessante o contexto!
      Beijos

      Excluir
  27. Gente, que interessante essa história! Nunca tinha ouvido falar do livro, mas gostei real da resenha, apesar de ser muito triste, e me chamou muita atenção!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada Gabs, é uma excelente história, porém triste :/
      Beijos

      Excluir
  28. Oi.
    Eu imaginei que a história seria super maçante por causa da capa, mas fiquei completamente surpreendida com sua resenha. Estou louca e animada para ler.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo Miriã, fico muito feliz. Espero que leia, vai gostar muito :D
      Beijos

      Excluir
  29. Confesso que de cara eu não curti muito a capa, mas lendo a premissa achei super bacana. Deu até vontade de ler.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  30. Boa noite :)
    Tudo bem?
    Caraca, não conhecia este livro :O
    Adoro histórias policiais, este lado meio macabro e de investigação que envolve....adorei a dica e a resenha :)
    Coloquei o livro como desejado no skoob, agora é só comprar kkk

    Beijos e tenha uma excelente semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem sim. Que bom que se interessou, fico feliz :D
      Beijos, pra você também!

      Excluir
  31. Oi, oi!
    Eu não conhecia esse livro, na verdade fiquei impressionada com as curiosidades que contou, deu uma complementada na resenha que alias está maravilhosa!
    Infelizmente não curto muito esse tipo de livro, but darei uma chance para o filme.

    bjs!
    www.auniversitaria.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rayane, fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos

      Excluir
  32. Vou ser sincera que eu gosto mais de livro que não contam muito a realidade, porque eu já vivo a minha e tals, mas a história parece ser muito interessante!
    Um beijo grande e muito GORDO
    www.thaissgalbiero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Thais, às vezes é melhor sair da realidade mesmo e uma tão cruel como essa então, mas quem sabe dê uma oportunidade e goste :D
      Beijos

      Excluir
  33. Oi, Monyque!

    Gostei da resenha e ao ler ela deu mais vontade de devorar a obra, mas é aquele ditado: "a estante tá cheia de livros pra ler e o dinheiro está faltando" kkkkkkkk mas esse livro é mesmo referência, principalmente pra nós jornalistas. Preciso ler esse livro antes de terminar o curso kkkkkkk

    Xeruu!
    www.blogpedrogabriel.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa ler mesmo viu Pedro, principalmente por ser futuro jornalista. Essa obra me abriu bem os olhos para o que é riqueza de detalhes rsrs. Entendo esse ditado muito bem kkkk Eu peguei emprestado na biblioteca, veja se tem lá na sua. Não deixe de ler haha

      Beijos

      Excluir
  34. Oi Monyque!
    Sempre vejo alguns youtubers falando super bem desse livro e do autor.Quando li a sinopse já deu pra sentir que é uma história bem intensa,que vai a fundo nos fatos para esclarecer o leitor.
    Como fã de thrilles policiais acho que vou gostar bastante!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai fundo mesmo, é uma excelente história. Espero que leia, tenho certeza que vai amar :D
      Beijos

      Excluir