RESENHA: LIVRO "OS OPOSTOS SE DISTRAEM", DE JUSSARA SOUZA

Mais uma resenha especial do livro de outra parceira do blog, a Jussara Souza. 


Neste livro, Jussara nos convida a fazer parte do seu dia a dia e desfrutar da sua incrível história e do seu marido, conhecido carinhosamente como Multitarefeiro, por ele anotar todos os afazeres em uma lista e realizar cada tarefa rigorosamente, se algo estiver faltando é motivo de uma alteração de humor. Sua esposa não é tão paciente quanto gostaria e se irrita fácil com esse seu jeito tão peculiar. Discussões frequentes são inevitáveis quando duas pessoas totalmente diferentes decidem dividir o mesmo teto. Mas será que o amor é capaz de suportar tanta diferença? Ou será que a raiva fala mais alto possibilitando que as palavras ofensivas sejam tão crueis à ponto de afastar o casal?

Nessa leitura vamos descobrir isso e muitas outras perguntas que se formam em nossa mente. Essa história é da Jussara e ela nos conta qual foi a maneira que deu certo e a que não deu para cada situação. Talvez possa funcionar pra você ou talvez não. O que ela propõe não é uma fórmula mágica, mas uma alternativa diferente que não custa nada tentar, mas a escolha é sua, que fique bem claro.

Então é o seguinte, vou lhe contar as técnicas que deram certo para mim. Você pode achar interessante e fazer igual, senão, sugiro encontrar sua própria maneira de fazer as coisas darem certo.

O casal se conheceu  em um barzinho no Vale do Paraíba no final dos anos 90. Eles começaram a conversar e já sentiram uma certa atração. Depois de alguns encontros deram início ao namoro e este só durou três meses. As diferenças alarmaram bastante fazendo com que acreditassem  que nunca dariam certo. Jussara era baladeira, já o Multitarefeiro era caseiro e nenhum dos dois estava disposto a mudar por uma paixão. Alguns anos depois houve um reencontro e a atração ainda permanecia a mesma, então decidiram tentar outra vez. Dessa vez o namoro deu certo e durou um período de dez anos. Depois que fizeram faculdade e um intercâmbio resolveram se casar. Nos primeiros anos de convivência não tiveram muitos problemas, mas depois as coisas começaram a esquentar e as divergências apareceram.

Ele é consultor  de empresas e seus horários são bem flexíveis. Já ela trabalhava numa empresa de contabilidade e ainda estudava, além de ter que tomar conta da casa e cuidar dos seus bichinhos fofos - que têm um lugar especial em sua vida que ela compartilha no livro também, tornando sua vida um tanto corrido.

Devido ao retorno de Saturno - que é aquela fase de despertar para as coisas à nossa volta e questionar se é aquilo mesmo ou se precisa mudar. Essa fase acontece aos 29 anos, já com Jussara aconteceu aos 39 e acabou interferindo no relacionamento. Ela começou a perceber que "engolia" muitas coisas calada e estava na hora de colocar os pontos os "is". Essa atitude deixou seu marido pra lá de furioso e uma série de desavenças desabou no lar. Vocês podem estar pensando "que chato, agora a história vai girar em torno de brigas", nada disso! Ela relata sim alguns desentendimentos mas para algum fim específico, para que possamos aprender algo. E ao contrário de muitos casais que ficam dando voltas e não chegam a lugar nenhum, eles se inovam bastante, trazendo atividades para fazerem juntos que podem ajudar a perceberem o que está errado e consertar. Vida à dois não é fácil gente, mas acredito que quando há amor tudo fica mais tolerável. As diferenças vão existir sempre, mas se o desejo de construir e crescer estiver presente em ambos pode apostar que só terão coisas boas.

E, se prestar bem atenção, voltar no tempo, lá bem no começo do namoro
ou do casamento, tais diferenças nem pareciam existir. Ou, se existiam, não incomodavam tanto assim. Sabe por quê? Porque no início os opostos se atraem.

Não tenho palavras pra descrever o quanto gostei desse livro. Me identifiquei demais e em alguns momentos achei que foi eu quem escrevi, pois tenho pensamentos semelhantes aos dela o tempo todo. Me senti como se já fossemos amigas desde sempre, quantas confidências trocadas como na parte em que fala sobre amenizar situações desagradáveis nos relacionamento, tanto eu quanto a autora prefere conversar sobre tudo que nos incomoda. E o que achei mais interessante foi que apesar do livro ser escrito por ela, não se faz de "vítima", mas conta os fatos sob a visão do marido e assume quando está errada. Sabe aquele livro que você vai destacar as partes importantes e percebe que está marcando o livro todo? Esse nos permite isso rsrs.

As dicas apresentadas são muito úteis, como ceder no relacionamento, como alguns mantras podem nos acalmar naquele momento pré DR, como é importante prestar atenção nos detalhes desde o início da relação, como lidar com as diferenças que todo casal tem, como é essencial ter momentos de conversa para fazer acordos em que os dois sejam beneficiados para assim manter um equilíbrio e não ter danos mais tarde. Há a possibilidade também de ajudá-la a encaixar seus quebra-cabeça, fazendo o leitor se sentir mais próximo a ela. Ao decorrer da leitura estava me imaginando sentada na mesa ao seu lado debatendo cada questão. Não sou casada ainda, mas namoro e já vivi muitas coisas na qual pude perceber agora se afetarão a vida à dois sob o mesmo teto e entender que posso fazer ser diferente, ou seja, tomar atitudes que influenciem no nosso futuro. 

Amei ler esse livro e recomendo pra vocês, uma leitura leve e rápida, fui devorando cada página e quando percebi já havia terminado. Independente de terem um relacionamento ou não, podem ler, pois aprenderão muitas coisas da mesma forma. Quero agradecer à Jussara pelo carinho e por me presentear com essa obra maravilhosa. Desejo sucesso tanto na vida profissional quanto com o multitarefeiro, que vocês possam estar sempre em harmonia. Sinta-se abraçada por mim. 

Visitem a Jussara e deixem muito amor! 

Acredito que se não estamos bem conosco ou se nada na vida está dando certo, seja no relacionamento, no trabalho, na família, seja na falta de dinheiro, pode até ser difícil aceitar, mas o problema pode estar em nós, e não nas pessoas ao redor. Cada um é responsável por criar a condição e a situação em que vive.


69 comentários

  1. O título da capa me lembrou uma música. Eu não o conhecia, mas imagino mesmo que deve ser uma leitura divertida e leve. Fiquei com vontade de ler <3

    ResponderExcluir
  2. Que interessante essa história. Gosto da realidade contada, às vezes precisamos dessas doses, mais do que da ficção.

    :*
    In.Material

    ResponderExcluir
  3. Adorei receber sua visita e super feliz em conhecer seu blog. Depois que tive meus meninos estou lendo muito pouco, mas é um dos grandes objetivos para o próximo ano, conheci seu blog no momento certo, adorei ler as resenhas.

    Beijos

    Quézia Silva
    http://kemuelpresentededeus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que fico feliz por sua visita Quézia e por ter gostado :D
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Monyque.
    Eu não costumo ler histórias assim, mas gostei muito da sua resenha e do que você falou sobre por isso. Por isso pretendo dar uma chance. Vou colocar no Skoob e logo que der dou uma conferida.
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Lia, leia mesmo e não vai se arrepender :D
      Beijos

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas gostei principalmente por saber que é uma leitura leve e rápida. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Ótimo dia pra você também :D
      Beijos

      Excluir
  6. Adorei a história, vou procurar pra ler com certeza!
    Ótima resenha!

    Meu Blog | Meu Canal

    ResponderExcluir
  7. Olá, Monyque.
    Eu achei a capa desse livro muito bonita. E me pareceu ser bem interessante. Eu acho que ia me dar muito bem com esse cara. Sou meio assim também hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai se dar muito bem sim viu Sil, experimente a leitura :D

      Excluir
  8. ja pelo titulo super me chamou a atenção pq eu acho exatamente assim rsrs gostei bastante da sua resenha

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Opa! Me interessei de primeira vista só em ler o título! Se eu encontrar, leio!

    BLOG DA LYA♥
    http://www.blogdalya.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, entra no site pra obter um exemplar :D

      Excluir
  10. Adoro livros com que a gente se identifique! Parece maravilhoso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  11. oie
    muito bom quando a gente gosta de uma história, né?
    fica até triste quando acaba
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  12. Boa noite. Uma verdade, os opostos se atraem. Por isso esse livro tem tudo para ser muito bom.

    Hoje, do Gil: {Incêndios:- famílias desfeitas, num sentimento de eterna saudade}

    Bjos
    Noite feliz

    ResponderExcluir
  13. A capa é linda. O tema do livro é bem interessante e faz a gente refletir sobre os relacionamentos. É uma boa dica.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Monyque, tudo bem? Nada como a gente se identificar com um livro, é sempre uma ótima leitura! Gosto de leituras leves, rápidas e super curti sua indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  16. Parece ser uma história tocante. Já estou torcendo por esse casal.
    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Oi, Monyque!
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem legal!
    Adoro livros que nos deixam algumas dicas, principalmente quando são para os momentos de DR que não são fáceis! hahaha
    Sem falar que a capa é bem fofinha também! Que bom que gostou da leitura.
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mari, isso é muito bom mesmo :D
      Beijos

      Excluir
  18. Oi Monyque, tudo bom?
    Esse tipo de livro não é bem minha vibe, não sei se me daria bem lendo :/
    Mas parece muito legal pra quem gosta!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise, tudo bem sim. Que pena que não está na vibe, mas quem sabe em outro momento né :D
      Beijos

      Excluir
  19. A vida de um casal não é fácil... há que fazer cedências... e aprender a viver com as diferenças de cada um. Deve ser um bom livro..
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso Marisa, não é nada fácil. O livro traz uma série de dicas interessantes :D

      Excluir
  20. Não conhecia, mas vou tomar nota!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  21. Esse livro deve ser ótimo mesmo. Fiquei bem curiosa!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Pathy, uma leitura muito válida :D
      Beijos

      Excluir
  22. Não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa com esta review. Adorei o blog, já estou seguindo.
    Um beijinho*
    www.gameonbeauty.com

    ResponderExcluir
  23. Já gostei só pelo título, hahaha.
    Achei que fosse uma história de ficção, mas adorei saber que é uma espécie de biografia, de autoajuda e o que funcionou para pessoas tão diferentes.
    Me interessei!
    É tão bom quando parece que o autor é nosso amigo, né?

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Teca, que bom que se interessou :D
      Beijos

      Excluir
  24. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    Bjos,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o livro, mas só pelo titulo já vale a pena!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  26. Que graça a capa do livro! Muito legal saber que a história é real, e acima disso, que é a história da própria autora. Deve ser um livro que faz o leitor se sentir próximo com facilidade, ainda mais porque todo mundo que já namorou deve se identificar com algumas situações e dilemas relatados por ela no livro. Muito sucesso pra autora!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro maravilhoso e emocionante, não deixe de ler :D

      Excluir
  27. Gostei bastante da concepção do livro. Acho que leria, sem dúvidas. Não sei se diferenças tão grandes faríamos um casal se afastar. Acho que todos os dois deveriam mudar um pouquinho pra ajudar. Igual a Jussara, que encontrou o jeito dela! Parabéns pela parceria! ♥.

    www.acessopermitido.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Elcimar, exatamente isso. Obrigada :D

      Excluir
  28. Oi Monyque, tudo bem!
    Não conhecia o livro, mas achei interessante por ser a história da própria autora. Dica anotada!!!

    *bye*
    Marla
    https://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, já tinha visto esse livro nas redes sociais mais não tinha ainda lido resenha, achei super interessante abordar a vida a dois quando se é tão diferentes.

    https://mundofantasticodoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gostei imenso do "Os opostos de distraem" :)
    Beijinho

    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  31. nice post!

    if you pick up dresses,glamchase jade mother of bride dresses reviews gives you amazing choices.
    http://www.glamchase.co.uk

    ResponderExcluir