RESENHA: LIVRO "O LADRÃO DE SONHOS", SIDNEI COELHO

Olá meus amores! A resenha de hoje é muito especial, pois é sobre o livro que ganhei do autor parceiro aqui do blog. Espero que gostem.


A história começa na cidade do Vale das Montanhas Gêmeas, um recanto isolado a 45 quilômetros da capital Engenhópolis. Um lugar entre as montanhas e o Grande Lago Serenata. Lá estava localizado o Pólo do Vale, uma Universidade de Engenharia bastante reconhecia e conceituada.

James Walter era um empresário americano que mudou-se para o Vale para supervisionar a construção da nova franquia de sua rede hoteleira. Conheceu Lúcia, casou-se e teve quatro filhos: James que sonhava em ser juiz, Lincon - o menino prodígio, Marcos que não era um destaque, mas mantinha uma reputação e Sara, que era considerada rebelde por ser questionadora. Ela era misteriosa e via coisas que muitas pessoas não entendiam. Certa vez disse para Lincon que ele se perderia em um abismo tão profundo e que talvez ninguém conseguisse resgatá-lo. Ele passaria por uma grande mudança e que não saberia lidar com isso, podendo prejudicar a vida de muita gente. Mas o irmão não levou à sério, acreditou que Sara estivesse delirando.

Lincon se destacava em tudo que fazia. Descobriu diversos talentos como a natação, pois conseguia nadar no Grande Lago e percorrer muitos quilômetros. Conseguiu formar um núcleo, onde pretendia atender os alunos que precisavam de orientações para obter um melhor rendimento nas matérias. Pensou em um projeto inovador que iria beneficiar a todos e estava muito empolgado com isso. Começou um romance com Priscila, a coordenadora do núcleo. Estavam apaixonados e compartilhavam ideias para o crescimento de ambos.

Mudanças

Com tantos afazeres Lincon estava ficando muito irritado, sua paciência se esgotava com facilidade. Apesar de seu grande projeto ter sido aprovado, estava um tanto insatisfeito e essa mudança de comportamento foi percebida pelos colegas. Lincon já estava se perdendo no abismo que sua irmã alertou e ele não lhe deu ouvidos...

Até que chegou um dia em que o menino prodígio quis reivindicar seus direitos e como criador do projeto pediu maior parte nos lucros, o que foi motivo de grande confusão entre os sócios, já que ele estava tão ausente do lugar. Depois de tantas discussões Lincon decidiu vender sua parte  para que os demais seguissem com o projeto. Esse foi o primeiro sonho que deixou pra trás.

Com o acontecimento já não era mais o mesmo e aos poucos foi afundando e sendo esquecido, pois estava faltando em seus compromissos, não tinha mais ânimo e não tratava mais as pessoas bem. Após sua formatura se isolou completamente. Pediu ao pai uma casa como parte da herança para morar sozinho distante de todos. Não tendo outra opção, o Sr. Walter concedeu o pedido do filho. Lincon se mudou para outro lado do Vale e virou um andarilho. Ninguém mais o reconhecia ou mencionava o nome dele. A vida que ele deixou pra trás continuava, apenas o jovem que parou no tempo.


Às vezes, aquilo que não podemos ver é tão importante quanto aquilo que vemos, porém nós não lhe damos o verdadeiro valor.

Dezessete anos se passaram e Lincon estava totalmente esquecido, apenas existindo. Até que uma noite quando foi dormir teve um sonho muito estranho onde via muitas pessoas felizes em muitos lugares e percebeu que todas tinham esperança e desejos a serem realizados. E algo muito mais estranho aconteceu. Lincon não estava tendo um sonho qualquer, mas estava dentro do sonho de alguém. Demorou a entender o que aquilo significava e noite após noite o ato se repetia e a cada sonho de pessoas que um dia fizera parte de sua vida ele ficava transtornado por elas estarem bem sucedidas. Foi aí que conseguiu ter controle sobre àquela situação. Poderia sair daquele sonho no momento que quisesse, e mais... poderia roubar aquele sonho.

Esse foi o início de sua vida como ladrão. Todas as  noites se dedicava a entrar no sonho de alguém e aprisioná-lo em um vidrinho, sem remorso e sem se importar de quem era aquele sonho. Não deixou de fora nem o próprio irmão. Ao acordar guardava todos os vidrinhos no porão de sua casa.


Quando você rouba um sonho, você aprisiona também sua alma e a pessoa nunca mais viverá em paz, pois lhe faltará algo importante. Faltará o elo. Você não rouba somente um sonho, você rouba a vida.


A história segue cheia de emoções. O ladrão continua desenfreado. A cidade vai ficando cheia de pessoas tristes e ninguém sabe o porquê. Algo surpreendente acontece na tentativa de parar esse homem, mas será que vai dar certo?  Ele se vê perdido dentro do sonho de uma menininha e a mesmo tempo com muita raiva por não conseguir roubá-lo. Será que é o fim ou apenas o começo? Como uma criança pode ter uma influência sobre ele?



                      Nem sempre quando uma luz se apaga, a escuridão prevalece.

Quando se trata de sonhos já me chama logo atenção. E esse livro não deixou a desejar. Ele foi escrito com tanto carinho que dá até pra sentir. Quantas vezes ocultamos um sonho e alegamos ser apenas um desejo passageiro? Quantas vezes alguém chega pra gente e diz que não vamos conseguir? Quantas pessoas se acham no direito de vim e roubar nossos sonhos?

No decorrer da leitura senti uma chama se acender dentro de mim despertando para tantos sonhos que ainda não realizei e guardei no porão como Lincon fez. E na verdade devemos abrir o vidrinho ao anoitecer e iluminar toda aquela escuridão. Essa é uma leitura que vai te acrescentar muito, pode ter certeza. Quero agradecer ao Sidnei por ter me presenteado com esse livro maravilhoso, estou muito feliz. Já estou ansiosa para ler O Bosque dos Anjos. E não para por aí. Esse querido escritor tão talentoso tem muitas obras a serem lançadas. Desejo a você todo sucesso do mundo, obrigada pelo carinho.

Visitem o site dele e se apaixonem também por essa história:

http://www.ladraodesonhos.com.br/

https://sidneicoelhoescritor.blogspot.com.br/

Instagram

 Quando nos libertamos das amarras que nós mesmos criamos, damos a chance de conhecer a nós mesmos de uma forma que não sabíamos ser. E, ao conhecer, percebemos o quão pequenos éramos e o quão grande podemos nos tornar.

86 comentários

  1. Wonderul post daring, so nice,original and interesting! Love it!
    Enjoy in weekend!

    Visit me, Maleficent

    ResponderExcluir
  2. Oi, Monyque!
    De início, achei que era autoajuda, mas me enganei. Vou procurar sim o livro pois fiquei bastante interessada.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe das promoções em andamento e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou Luiza, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  3. Parece-me ser uma história interessante.
    .
    { hoje:« Não sei se a minha alma me é sincera }
    .
    Deixo cumprimentos poéticos.
    .

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem?
    Não conhecia esse livro, mas me parece ser legal.
    Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Volte sempre!

    Bjo,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom Thamiris, indico muito :D
      Eu que agradeço, beijos

      Excluir
  5. Oi Monyque!
    Esse livro parece ser inspirador, né?
    Aquele que te faz seguir em frente.
    Não o conhecia!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inspirador Alessandra, uma história que nos desperta :D
      Beijos

      Excluir
  6. Não conhecia mas fiquei curiosa com a tua opinião!

    Beijos,
    Dicolored Winter

    ResponderExcluir
  7. Oi Monyque, tudo bem? Não conhecia a obra, mas tramas com sonhos também me chamam atenção e esse lance de estava dentro do sonho de outra pessoa é mega curioso. Curti a premissa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma obra muito interessante Mi, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  8. Oi Monyque!
    Que interessante a história desse livro! Muito original, gostei!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super original Sora, vale muito à pena ler :D
      Beijos

      Excluir
  9. Sonhos também me chamam a atenção, eu amei a sinopse desse livro. Acho que seria o tipo de história que me cativaria muito.
    Vou procurar onde posso comprar esse livro.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas de que vai amar. Entre no site do autor para obter a obra :D
      Beijos

      Excluir
  10. Eu já ouvi falar desse livro, que bom que gostou!!
    Não podemos desistir dos nossos sonhos..
    Beijinhos
    Blog Entre Garotas

    ResponderExcluir
  11. adoro os livros do Sidney sempre muito bons!
    Ainda não li este, vou guardar na listinha <3
    bj http://diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhuma obra desse autor, mas fiquei curiosa após sua resenha.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que despertou seu interesse Lulu, recomendo que leia, não vai se arrepender :D
      Beijos

      Excluir
  13. Boa noite!!!
    Gostei de mais de sua resenha e fiquei curiosa para ler.
    Um abraço!!!
    Paz e Luz!!!

    Anna Lírios em Letras

    ResponderExcluir
  14. Ooi ainda não conhecia o livro, mas adorei a dica o enredo é bem interessante.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br
    Insta: Bella Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo Letícia, espero que leia :D
      Beijos

      Excluir
  15. Olá Monyque
    Não conhecia o autor nem o livro, ameeeeei a resenha, um livro instigante, um enredo diferente e uma narrativa que prende a atenção do início ao fim!
    Vai para a lista dos desejados :)
    Parabéns pela parceria, excelente sua resenha e sucesso para o autor.
    Uma ótima semana pra ti
    Bjs Luli
    https://Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Luli, que bom que gostou, espero que leia em breve :D
      Beijos

      Excluir
  16. Não sou muito fã do tema, mas o livro parece bem bom!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  17. Oi Monyque
    Não conhecia o livro e nem o autor mas a sua resenha tão bem estruturada já me conquistou. Fiquei super interesse em ler esta obra
    Obrigada pela carinhosa visita
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico bem feliz que tenha gostado Gracita :D
      Beijos

      Excluir
  18. Olá!
    Eu também gosto de livros que trabalham a temática dos sonhos. Achei até que talvez o autor tenha usado esse tema como uma metáfora para os sonhos que temos na vida, de modo geral né. Você falou bastante da história na resenha, mas senti a falta da sua opinião sobre a escrita do autor e sobre a construção dos personagens..

    beijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Tem razão flor, bem destacado, faltou isso mesmo. Obrigada por comentar, não deixarei faltar na próxima :D
      Beijos

      Excluir
  19. Gostei muito de ler. Não conhecia. Fiquei seu seguidor, lindo o seu endereço no Pensamentos e devaneios

    Um dia feliz

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    grato por dar a conhecer teu blog.
    Um lugar onde mora a cultura!
    Amei.
    bj

    ResponderExcluir
  21. Passei e agradeço a gentileza da sua visita ao "Figueira Minha", ler nunca fez mal a ninguém, GOSTEI!
    Deixo o meu abraço.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro mas me pareceu super interessante. Um livro que eu leria!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Thais, espero que leia mesmo :D
      Beijos

      Excluir
  23. Menina, que resenha linda! Não conhecia o livro, mas fiquei super interessada! Parece ser um livro bem emocionante e que agrega bastante a nossa vida para nunca desistirmos dos nossos sonhos. Já quero!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Vivian, uma história emocionante :D
      Beijos

      Excluir
  24. Confesso que não conhecia o livro!

    r: Muito, muito obrigada *.*
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  25. Parece ser uma excelente história

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  26. Eu ainda não conhecia esse livro mas parece muito bom! <3
    Beijos, www.thefancycats.pt

    ResponderExcluir
  27. não conhecia o livro nem autor, me interessei muito após ler sua resenha, amei teu blog, um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou Evelyn, fico feliz :D
      Beijos

      Excluir
  28. Olá Monyque,

    Uma ótima resenha, e percebo que tu tens uma leitura bem variada.
    Parabéns é muito bom conhecer as novidades que tu nos apresenta sempre de forma muito competente e que nos deixa curiosos.

    Beijos

    Wellington Maia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wellington, tenho mesmo rsrs. Gosto de experimentar coisas novas. Obrigada pelo carinho de sempre :D
      Beijos

      Excluir
  29. Gosto de livros com essa pegada, acho que daria uma chance!!!!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Clarissa, não vai se arrepender :D
      Beijos

      Excluir
  30. Que livro maravilhoso!
    Ótima resenha, sugestão maravilhosa.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Gabriele :D
      Beijos

      Excluir
  31. Parece ser ums história bem interessante...
    Eu também já deixei de lado alguns sonhos me resignei... mas agora estou lutando. Acho que acordei.
    Xoxo from Portugal

    marisascloset.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante lutar Marisa e não deixar esses sonhos morrerem. A história nos permite prestar mais atenção a isso. Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  32. Gostei da resenha Monyque. Achei a proposta do livro interessante, especialmente essa abordagem sobre os sonhos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Vanessa, é uma excelente leitura :D
      Beijos

      Excluir
  33. Respostas
    1. É sim, com certeza :D
      Uma boa semana pra ti também!

      Excluir
  34. Esse livro é maravilhoso, vale a pena ler. A história é incrível e o leitor se sente dentro da história. Amei. :)

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhoso mesmo Iza, que bom que está lendo :D

      Excluir