RESENHA: LIVRO "MIL DIAS EM VENEZA", MARLENA DE BLASI


Sinopse:

Este livro pode parecer um conto de fadas, mas é uma história de amor verídica - o amor entre uma mulher e um homem, o amor pela comida e o amor por uma cidade. Por muito tempo, Marlena de Blasi resistiu em ir para Veneza. Até que, em 1989, seu trabalho como chef e crítica gastronômica tornou impossível continuar adiando a viagem. Assim que pôs os pés na cidade, ela ficou completamente seduzida. Seu encantamento foi tão grande que decidiu voltar todos os anos. Em 1993, ela almoçava com amigos quando um garçom se aproximou e lhe disse que havia uma ligação para ela. Do outro lado da linha estava Fernando, um veneziano que, um ano antes, vira Marlena passeando pela Piazza San Marco e se apaixonara à primeira vista. 

Alguns meses depois, Marlena largava toda a sua vida nos Estados Unidos e se mudava para Veneza, para se casar com o "estranho", como costumava chamar Fernando. Ele não falava quase nada em inglês. O italiano dela se resumia a algumas palavras relacionadas a comida. Ele abrira mão de seus sonhos e levava uma vida monótona e previsível. Ela era mestre em recomeçar e reinventar. Ele gostava de tudo muito simples, inclusive refeições. Ela adorava cozinhar pratos elaborados. À medida que eles superam essas diferenças e Marlena vai se familiarizando com as peculiaridades da cultura veneziana, os leitores são presenteados com uma descrição deliciosa e às vezes cômica de dua s pessoas de meia idade que, apesar de tudo, conseguem criar uma relação maravilhosa.

Resenha:

O romance conta a história da autora Marlena de Blasi, que viveu mais de mil dias na cidade mais romântica e encantadora da Itália. Ela é uma chefe e crítica de culinária, por isso viaja bastante para Itália mesmo se mantendo relutante em ir ao local pelo fato de saber que poderia ficar encantada e não poderia largar tudo para morar lá. Depois de suas constantes visitas o inevitável aconteceu, ela se apaixonou por Veneza e todos os anos ia visitar mesmo que não fosse a trabalho. Quando estava tomando café em um dos restaurantes da região aparece o garçom dizendo que tem uma ligação para ela. Era Fernando, um homem que diz estar apaixonado por Marlena. Foi à primeira vista. Na última vez que Marlena esteve naquele local ele a viu e ficou encantado. Então pediu ao garçom que quando ela aparecesse por lá fizesse o favor de ligar. E lá estava ela, Fernando não podia perder essa chance.

Marlena ficou perplexa obviamente com aquele telefonema tão imprevisível daquele homem tão ousado. Logo o homem do outro lado da linha ficou surpreendido em ser convidado para ir tomar café com ela. Quando ele chegou Marlena não sabia o que estava acontecendo, mas sentiu uma forte atração por ele, será que também se apaixonou à primeira vista ou era fruto de sua imaginação? Após esse encontro ela acaba se sentindo realmente envolvida e rapidamente se muda para Veneza, largando toda sua vida nos Estados Unidos, coisa que ela se recusava até imaginar fazer um dia. A princípio acredita estar fazendo uma loucura, mudar de vida para viver um amor com um estranho em outro país. Mesmo assim resolveu seguir seu coração.

É uma história bem bonita, principalmente porque foi real, um dos motivos de querer ler este livro. Outro motivo por se tratar de Veneza, acho esse lugar encantador e fiquei empolgada em saber de um amor vivido ali. Coloquei muitas expectativas e confesso que me decepcionei. A narrativa é muito lenta do começo ao fim. No meio da história ela pausa para conta suas experiências com a culinária, ensinando pratos que nunca ouvi falar e isso se estende tanto que o leitor acaba esquecendo o que ela estava contando anteriormente.

Tem muitos pontos interessantes e a história de amor deles também é muito boa, mas essa lentidão me deixou bem triste e com vontade de abandonar a leitura, mas ainda tive esperanças de me surpreender e continuei. Há várias indicações de lugares para visitar em Veneza, a cultura e comportamento das pessoas, porém não me senti envolvida.

O livro é da Editora Sextante e a questão de diagramação, letra e capa estão impecáveis.

Vocês já leram esse livro? O que acharam?

62 comentários

  1. Achei a sinopse muito interessante! Parece-me uma óptima escolha!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda ser uma história real!
    Amei a premissa, mesmo que você fale que às vezes a leitura fica mais lenta.
    Quero muito ler!
    Amo a Itália, amo comida e amo histórias de amor, hahaha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Teca, leia mesmo, possa ser que você goste :D
      Beijos

      Excluir
  3. Ai que tudoooooo! Veneza, amo demaisssss! <3 Amei a resenha!

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Monyque
    Siiiiiiiiiim concordo com vc que se num primeiro momento o livro atrai afinal é Veneza, e uma viagem pela gastronomia na companhia de uma chef, infelizmente a leitura demora a fluir e creio que nunca chegou mesmo a ser envolvente.
    Confesso que até me dava sono, especialmente se lia a noite :/
    Ponto positivo para as receitas que achei interessante :)
    Parabéns pela honestidade na resenha :)
    Excelente semana pra ti
    Bjs Luli
    https://Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena a leitura ser tão lenta Luli, é uma história bem linda e real e em um lugar mágico :D Obrigada flor pelo carinho de sempre. Um super beijo :D

      Excluir
  5. Não sou fã de romances, então esse não me atraiu. :(

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  6. Baseada em fatos reais..assim eu até chego a gostar de romances viu.
    ;)

    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    > Instagram<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom quando se trata de histórias reais né :D
      Beijos

      Excluir
  7. Confesso que sou apaixonada em romances HAHA, esse já me interessou <33

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  8. adorei saber que é uma historia real! ja deu mt vontade de ler esse romance!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de romances e com uma lentidão acho que fica ainda mais chato.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bom?
    Eu tô muito distante da vibe desse tipo de romance ultimamente, prefiro os young adults contemporâneos mais leves e rápidos. Que bom que o livro foi uma boa leitura pra ti!
    Ótima resenha.

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Denise, quem sabe em um outro momento né :)
      beijos

      Excluir
  11. Olá Monyque!
    Que linda sua resenha, amei, e fiquei empolgada para ler esse livro, me pareceu ser um livro bem fácil de ler e um romance bem leve e envolvente.
    Parabéns pelo seu blog!

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Nívea, fico feliz. Obrigada :D
      Beijos

      Excluir
  12. Oi Monyque :)
    Comprei esse livro mas ainda não li, realmente Veneza é um forte motivo para querer conhecer essa história. Gostei da sua sinceridade ao retratá-lo, porém ainda quero lê-lo, talvez meu ponto de vista seja diferente, ou não. rsrs bjs

    https://raposinha-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Michele. Que bom que gostou, leia mesmo, possa ser diferente mesmo e vou amar saber. Assim que ler compartilhe comigo :D
      Beijos

      Excluir
  13. A narrativa me parede muito interessante! Adorei sua resenha, beijos!
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Monyque! Realmente histórias reais sempre chamam atenção e essa parece incrível, o cenário da Itália já me conquista, que pena que teve uma momentos de lentidão, mas a história parece interessante.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem interessante mesmo Mi, apesar da lentidão vale à pena ler :D
      Beijos

      Excluir
  15. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha me pareceu bem interessante.

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que achou interessante Thais :D
      Beijos

      Excluir
  16. Oi Monyque, que pena o livro ter te decepcionado. Chato demais quando isso acontece, né? Gostei de conhecer de qualquer forma. Um beijo!

    ResponderExcluir
  17. O fato de ser um história real já me chamou atenção! já esta na minha infinita listinha...
    super beijo
    https://meusamoresvariedades.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Alexsandra, espero que goste :D
      Beijos

      Excluir
  18. Fiquei tão curiosa para conhecer esse livro, excelente resenha! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha despertado seu interessa Kaila :D
      Beijos

      Excluir
  19. achei a sinopse muito boa , mas se a narrativa é muito lenta como dizes é mais complicado :(

    beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderExcluir
  20. Parece um filme muito bonito de se ler, mas não é meu gênero favorito. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  21. Gostei do nome :)
    Beijos

    O Mundo de Marina

    http://omundode-marina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Monyque!
    Eu sou meio cética com essa de amor à primeira vista, mesmo você dizendo que é uma história real.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  23. Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas talvez porque não faz muito meu estilo..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  24. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas Veneza é o meu sonho de viagem, então acho que ia ser uma delícia ler essa história de amor xD

    Um beijo!
    Hey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sonho em conhecer Veneza, leia sim :D
      Beijos

      Excluir
  25. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas acho que gostaria muito por ser em Veneza e deve ter bastante sobre a cultura de lá e com o romancezinho só melhora hahha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele chama muito atenção, de fato. Leia mesmo, espero que goste :D
      Beijos

      Excluir
  26. Olá!!
    Meu Deus, quanto tempo eu não venho aqui? O que aconteceu?
    hahaha.. Enfim, eu não conhecia o livro e só o título me fez sorrir. Fiquei com vontade de ler, graças à sua resenha.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, já estava sentindo sua falta, mas também te devo uma visita rsrs. Que bom que gostou flor, fico feliz :D
      Beijos

      Excluir
  27. Olá, ainda não conhecia. Mas até que fiquei com vontade de ler, vou colocar na listinha rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  28. Que demais sua resenha <3 Não conhecia, mas despertou minha vontade de ler!!!

    Um beijo enorme, lindeza!
    Carla Carrais | www.cahcarrais.wordpress.com

    ResponderExcluir