RESENHA: DOCUMENTÁRIO "JANELA DA ALMA"


O documentário relata sobre pessoas que possuem problema de vista e como isso influencia suas vidas. São 19 entrevistados que contam suas experiências e opiniões com o intuito de proporcionar ao expectador a sensação de enxergar o mundo através do olhar da pessoa que vê pouco ou tem cegueira total. Janela da Alma é o olho que vê através da janela as coisas extraordinárias que estão a nossa volta, uma maneira diferente de perceber o mundo que está saturado de imagens, a importância das emoções como elemento transformador da realidade.

Eu gostei bastante desse documentário, assisti várias vezes e em cada uma delas pude perceber algo diferente que não tinha notado antes. Tem tantas coisas incríveis no mundo, tantas coisas inéditas à nossa volta que não vemos. Vemos tão pouco. A correria diária faz com que muitos acontecimentos passem despercebidos. Muitos acham que algo surpreendente é aquilo que todo mundo vê, engana-se, pois um simples pingo de chuva caindo sobre uma folha é bem mais emocionante do que se possa imaginar. Minha experiência do olhar acontece no cotidiano, onde observo desenhos formados nas nuvens, nas paredes, nas árvores, vendo o nascer e o pôr do sol, me admirando com o desabrochar das flores.

"O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo [...] Manoel de Barros
Dizem que cada experiência do olhar é um limite, em minha experiência fui além deste limite ao observar detalhadamente o desenrolar de cada coisa simples, ao ver um pequeno grão germinar e crescer. Ao ver que todos os dias está o mesmo desenho formado na nuvem no mesmo local.

É uma experiência maravilhosa, quem ainda não assistiu está aí a dica pra vocês. Quem já assistiu me conta o que achou e quais coisas incríveis puderam notar. 

50 comentários

  1. Confesso que não sou fã de documentários, mas achei interessante você falar sobre, é interessante passar por experiencias e ter um olhar diferente do que estamos acostumados.
    Beijos.

    sonhosdegarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Érika, fico feliz que tenha achado interessante 😃
      Beijos!

      Excluir
  2. Ah, eu aind anão assisti esse documentario! Mas ja ouvi falar :)
    um beijo

    coloresam.com

    ResponderExcluir
  3. Sinceramente nunca tinha ouvido falar deste documentário, mas depois de ver o trailer fiquei com muita vontade de ver. Não estava à espera que aparecesse um testemunho do escritor José Saramgo. Também é bom ver que tem pessoas de vários países a falar sobre o mesmo tema! Vou ver em breve, sem dúvida! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha Joana, espero que assista e goste bastante. Você vai obter grande experiência 😃
      Beijos

      Excluir
  4. Mas genteee, fiquei muito curiosa com esse documentario. preciso ver ele esse fds!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Kézia, assista mesmo, não irá se arrepender 😄
      Beijos

      Excluir
  5. Olá, Monyque!
    É um documentário muito interessante, e também uma linda iniciativa dos responsáveis.
    Gostei muito da sua resenha, beijos!

    vinteoutonos.com ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado Jennyfer 😍
      Beijos

      Excluir
  6. Uau...esse documentário deve ser muito interessante...Muito bom para refletir sobre a questão da cegueira ou baixa visão..


    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dani, é algo importante de assistir!
      Beijos

      Excluir
  7. Boa!! Adoro documentários assim com conteúdo
    Esse parece realmente bom

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderExcluir
  8. Eu que tenho miopia já acho terrível, imagina não enxergar nadinha!!! Vou assistir isso!

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho miopia, realmente é péssimo. Assista mesmo!
      Beijos

      Excluir
  9. I really love this post
    Would you like to follow each other? Follow me on Blog and Google+ and I'll follow you back!
    www.recklessdiary.ru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. thank you for your visit. I'll follow your blog, yes.
      Kisses

      Excluir
  10. Que legal, eu nao conhecia essa documentario, achei bem interessante! Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Monyque! Que bacana a sua indicação de hoje. Eu não conhecia o documentário, mas na faculdade um dos temas que sempre me atraiu na área pedagógica era a questão da deficiência visual, gostei, vou assistir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, fico feliz 😃
      Assista mesmo, você vai gostar!
      Beijos

      Excluir
  12. Não conhecia esse documentário, mas assistirei com certeza! Amei sua dica!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  13. Oi Monyque!
    Não conhecia o documentario. Parece interessante e com uma bela mensagem.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, muito interessante Mariana 😃
      Beijos

      Excluir
  14. Esse documentário deve ser incrível.
    Eu tenho baixa bisão, então sei como é a realidade de quem tem deficiência visual. Eu imagino o quão emocionante são essas histórias.
    Vou tentar assistir.
    Um beijo!

    http://www.impulsofeminino.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar bastante viu Thais, assista mesmo. Eu tenho miopia e já me ajudou bastante!
      Beijos

      Excluir
  15. Olá Monyque,

    Que documentário show!! Gostei muito e anotei aqui para assistir no fds.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que ótimo, obrigada. Assista mesmo!
      Beijos

      Excluir
  16. Parece ser um documentário com muitos ensinamentos.

    Até mais,
    Emerson Garcia

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  17. Muito bom! Com certeza vou querer ver. Não conhecia.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia este documentário, mas me interessei muito agora.
    Trazer essa reflexão de observar o que necessariamente não é observado e ver a verdadeira beleza, isso sem dúvida é fantástico.
    Vou procurar conhecer. Adorei a dica!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente fantástico, você vai gostar bastante!
      Beijos

      Excluir
  19. Parece muito interessante!
    Olhamos, sim, mas não vemos. Estamos acostumados apenas com o estímulo visual.

    Beijos! ;)
    Blog: *** Caos ***

    ResponderExcluir
  20. OOi, ainda não conhecia esse documentário, mas adorei a resenha. Vou procurar para assistir.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Como meu professor de matemática sempre dizia: nós vemos, mas nem sempre enxergamos. Eu adoro documentários, mas não conhecia esse ainda!

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lu, e são muitas coisas que passam despercebidas viu, vale à pena assistir!
      Beijos

      Excluir
  22. Olha ainda não assisti, mas já deixei anotadinho aqui na minha listinha
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal
    Instagram

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o documentário, mas achei a temática bem interessante. Dica anotada.
    Abraços
    Amanda Almeida.
    http://blog.amanda-almeida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, espero que goste bastante!
      Beijos

      Excluir