RESENHA: LIVRO "SEARA VERMELHA", DE JORGE AMADO


Seara vermelha é um livro de crítica social, conta a história de uma família de retirantes nordestinos que foram para o Sudeste brasileiro tentar uma nova vida. Em sua estrutura socioeconômica mantém um discurso atual.

O romance destaca a realidade brasileira, a injustiça, o desamparo de um povo sofrido em que se dedica a cuidar de terras que não são suas e ainda são explorados pelos senhores feudais. Eles aceitam tudo isso porque é o único meio que têm de sobreviver. São vinte anos de trabalho árduo e chega o dia que recebem a triste e decepcionante notícia de que o patrão vendeu a fazenda e eles terão que se retirar o mais depressa possível. Os pais Jerônimo e Juncundina partem com seus filhos, netos e irmãos.

O enredo do romance tem foco na trajetória dessa família de 11 retirantes e como eles lidam com a miséria e a seca no sertão nordestino. Os camponeses saem em rumo à Juazeiro do Norte, no estado da Bahia, à pé, de lá seguem de navio até São Paulo. Seguem na esperança de dias melhores, de mudar o sentido de suas vidas e dar um futuro feliz aos seus filhos, sem miséria, sem fome sem doença e sem humilhação.

É uma obra que expressa toda a crença ideológica do autor. Na biografia de Jorge Amado está presente sua participação no Partido Comunista, o que o faz descrever tal experiência nos personagens.

Confesso que não tinha muito interesse em ler este livro, até que precisei fazer um trabalho na faculdade. Fiquei muito impressionada com a leitura, não imaginava que ia gostar tanto. Ele é bastante envolvente, me deparei com uma realidade triste daquelas pessoas, mas que nos traz uma série de reflexões quando fala sobre como é a vida e o perfil de cada personagem, o que eles passam a cada dia e quais suas expectativas. Eles seguem tentando entender o motivo de todos aqueles acontecimentos, até quando um de seus filhos luta bastante e um dia pode voltar para onde iniciaram sua vida para esclarecer o que causava as mazelas daquela região. 

Teve alguns momentos que eu achava estar estendendo tudo, mas há um certo embaralhar dos fatos para que o leitor ache que se enganou, mas daí pude perceber o "disfarce" escondido naquela confusão. O leitor tem a liberdade de formular seus pontos de vista, e no decorrer da história o autor vai conduzindo à confirmações do que antes eram apenas suposições.

Fiquei muito seduzida com a escrita, ele é simplesmente fantástico, eu amei. 

E ai, vocês já leram este livro ou algum outro de Jorge Amado? O que acharam?

44 comentários

  1. Parece interessante o livro e essa capa?
    Muito top!

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Oi Monyque, eu já li muito Jorge Amado no ensino fundamental e médio (era obrigatório ler livros para fazer provas). Mas essa obra eu não conhecia, amei a resenha e já fiquei louca para ler.
    Beijos,

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse romance parece ser ótimo
    beijos

    http://www.estiilocarol.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu li alguns livros do Jorge Amado na escola, mas Seara Vermelha eu não li.
    Confesso que premissa não me chama a atenção, muito sofrimento.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito sofrimento mesmo, mas vale à pena ler.
      Beijos :*

      Excluir
  5. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada do Jorge Amado, mas tenho muita vontade. Inclusive, tenho aqui alguns livros dele, mas ainda não tirei tempo para ler. Mas acho que a questão das críticas sociais é algo bem presente em seus livros e eu confesso que adoro quando um autor faz isso.
    Um beijão
    http://www.profissaoescritor.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, separe um tempinho para ler, vale à pena. Beijos :*

      Excluir
  6. Acho que nunca li nenhum livro do Jorge Amado, mas gostei de ficar a conhecer este :)

    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderExcluir
  7. Great post, Dear❤️
    I'd be happy friendship blogs ♥️ Subscribe to your Blogger
    Julia Shkvo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glad you liked it. thank you for your visit. Kisses :*

      Excluir
  8. Nossa que interessante, adorei a sua resenha e por ela fiquei super interessada em ler este livro.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Nossa, só de ler a resenha fiquei meio mexida com os acontecimentos envolvendo a família. Mais uma dica do autor, super válida.

    Tenha um ótimo final de semana.
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sofrido, mas vale à pena ler. Ótimo fim de semana pra você também. Beijos :*

      Excluir
  10. Não conhecia, aparenta ser um livro maravilhoso.
    Ótima resenha.
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. OOi Monyque!!
    Faz tanto tempo que não leio Jorge Amando, eu lia mais em épocas de escola, e acho que acabei ficando traumatizada, pq não consigo mais pegar esses livro para ler. Porém pela premissa da resenha vi que é o tipo de livro a cara do Brasil, daqueles que precisam serem lidos, mas isso me da um desanimo maior ainda pq eu acho lamentável o que vivemos hoje me nosso país. Ótima resenha!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos duros esse de escola né kkk, eu também nem chegava perto desses livros, mas quando li esse achei bem interessante. Verdade, o Brasil não tá fácil, mas precisamos ser a mudança que queremos ver. Obrigada pela visita. Beijos :*

      Excluir
  12. Oi Monyque,
    Ainda não li nada do autor, mas a trama parece ser bem interessante. Dica anotada!!

    *bye*
    Marla Almeida
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. É muito bom quando a gente se surpreende com aquele livro que não tínhamos interesse né hehe , nunca ouvi falar desse mas gostei da sua resenha ;)
    Abraço ❥

    Portal Tuddo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade rsrs que bom que gostou :)
      Beijos :*

      Excluir
  14. Hi, I'm following your amazing blog. Can you follow mine? Thanks :) :)
    https://amoriemeraviglie.blogspot.it/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, thanks for the visit. Yes, I follow. Kisses :*

      Excluir
  15. Só de ler a resenha já dá pra perceber que é um livro emocionante e que retrata a condição social de muitas famílias brasileiras.
    Faz tempo que li um livro do Jorge Amado, mas esse ainda não li.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  16. Quem interessantes esses livros que retratam um pouco da realidade! Adorei sua resenha, beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro de Jorge Amado, mas sempre me interessei muito pelas coisas que ele escrevia por causa das aulas de Literatura na época da escola. ainda pretendo ler um livro dele! adorei a resenha que vc fez!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, vale muito à pena. Que bom que gostou :)
      Beijos :*

      Excluir
  18. Não conhecia esse!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderExcluir
  19. Oooooi!

    incrível como, as vezes, a gente olha meio torto pra uma obra, lê meio que obrigado e acaba se surpreendendo com uma história maravilhosa, né?
    confesso que essa capa, na teoria, também não me faria morrer de amores, mas o conteúdo vai além disso e a gente nunca aprende, cara.

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o ditado bem válido aquele de não julgar o livro pela capa rsrs eu julgava muito, mas hoje eu tô buscando o conteúdo de fato que acaba se perdendo por não atrair de cara. Obrigada pela visita, beijos :*

      Excluir
  20. Gosto muito das obras do Jorge Amado

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderExcluir